No Clash of Kings, o conceito mais importante é o da capital: o local onde o império começa. Nele, podes encontras inúmeras diferentes estruturas, como quartéis, bibliotecas, estábulos, quintas e minas. Cada um destes preenche um específico objetivo que te permite avançar de uma, ou de outra forma.
Os quartéis, por exemplo, têm um propósito muito direto: eles permitem que recrutes soldados. As bibliotecas, por outro lado, podem fornecer benefícios a longo prazo, tal como desenvolver novos tecnologias para a tua armaria, para que possas lutar contra os teus inimigos com uma vantagem.
Assim que tiveres assegurado as defesas da tua cidade e tiveres um bom exército, podes lançar um ataque no mapa geral. A partir deste mapa Clash of Kings, podes decidir quem ou o que atacar. As outras capitais dos jogadores serão alvos difíceis, mas os monstros que deambulam provavelmente não sejam muito.
O Clash of Kings é um jogo de estratégia em tempo real e embora não ofereça nada de novo no género, ainda assim é uma experiência polida expressamente desenhada para smartphones